Hoje vamos acompanhar a história de Rute Capitulo 1; 9 a 14
Boa noite queridos ouvintes!
A história de Rute é muito boa de ser lida. são somente quatro capítulos, que nos contam uma história de vida.
Mais uma vez venho lhes falar de uma familia. Dessa vez uma familia que saiu de sua terra natal, Belém de Judá porque estavam em um período de estiagem em Eufrates existia muita fome. Elimeleque levou sua esposa Noemi e seus dois filhos a peregrinar nas terras de Moab para viver por algum tempo. Isso indica que uma crise financeira e a fome, levou uma família que eram pai mãe e dois filhos a migrarem pra outra terra procurando novas oportunidades. Ao chegarem a Moab Elimeleque viu que era bom para sua familia e lá ficaram. Passando um tempo Elimeleque morreu deixando Noemi sozinha com seus dois filhos. A vida de viúva com idade avançada não era muito boa, e, logo depois, seus filhos se casaram com Orfa e Rute que eram moças moabitas. Aos olhos de Noemi foi uma afronta eram casamentos mistos. Eles eram de um povo que tinha um Deus, uma cultura distinta e os filhos casaram com mulheres de outra cultura, oura religião, e que adoravam outros deuses. Um casamento que não era da mesma fé.
Passado quase dez anos os filhos de Noemi morreram deixando-a sozinha. Imagina quão grande foi a tristeza! Ficar sozinha em um país que não era o dela... Noemi tinha uma família que planejou ser perfeita, posso até imaginar que ainda adolescente ela pensou que iria casar com um homem de Deus, que teria uma casa cheia de filhos, muitos netos e que ela estaria feliz ajudando a cuidar dos netos.
Mas de repente a vida a deixou sozinha... Ela perdeu a família perfeita, perdeu o sonho, ficou só... Sem os dois filhos e sem o marido.. .
Quando Noemi soube que o Senhor abençoou suas terras dando alimento a seu povo, resolveu voltar para casa. Não teriam muitas condições de sobrevivência mas teria onde morar. Ela que tinha ido até Moab buscando felicidade, voltava para sua terra tentando a mesma busca. Noemi e suas noras saíram de Moab e na volta para Judá ela disse a suas noras.
- Voltem para a casa de suas mães que o Senhor seja leal com voces como foi leal com os falecidos e comigo. Rute cap. 1 verso 8
Aqui percebemos que Noemi estava tão desolada que achou que não tinha mais futuro de vida. Ela mandou as noras voltarem para suas casas que ela voltaria sozinha para sua terra. Ela realmente estava desolada.
Mas o texto não nos diz em momento nenhum hora que Noemi sofreu tudo isso, porque tinha um pecado terrível, nem que era infiel ou teve problemas sérios.. Porque na Época de Juízes quando se cometia algum erro ou se distanciava de Deus a terra era invadida pelos inimigos. Mas o texto não cita que Noemi cometeu pecados ou que estivesse fazendo algo mal aos olhos de Deus. Foi uma tragédia que aconteceu. Elimeleque e Noemi tentaram refazer sua vida da maneira certa e houve problemas que eles não conseguiram resolver...
Muitas vezes a gente luta por nossa família! E as coisas que acontecem não são por falta de luta. As coisa dramáticas que nos acontece não é apenas porque fizemos coisas erradas. Existe tragédias que por mais que a gente tenha lutado, se abate sobre nossa família. Por mais que a gente se esforce acontece. Muitas vezes vemos um casal feliz e achamos que nunca vai mudar, que vão ser assim para sempre, porque é o que nos parece. Um exemplo de família para a vida toda.
Quando passa uns anos levamos um susto porque o casal se separou... ai pensamos:
- Mas como? Eles eram perfeitos.
Os filhos que eram brilhantes inteligentes, anos depois estão desempregados com crise financeira. Ficamos sem entender nada...
Nada na vida é muito sólido, porque não sabemos como é o querer nem o agir de Deus. Nada ou quase nada, acontece do jeito que planejamos. Veja por Noemi, ela ficou bem com sua família em Moab por dez anos, mas chegou para elas um momento de crise e dificuldades.
É assim em toda familia. Quando menos se espera há um problema financeiro, familiar ou conjugal que faz a familia se dividir. E quando se juntam em alguma festa particular como, Natal aniversários. Ficam com uma alegria regada de tristeza, porque tem um pai que está com outra esposa que não é a sua mãe do seu filho.... Ou o filho fica na disputa entre o casal e não sabe se faz a comemoração com o pai ou com a mãe. Tem a família da madrasta ou padrasto que esta chateada porque não foi visitar a familia dela para estar naquela comemoração. Tem problema de luto ou de doença e ninguém pode citar qualquer coisa que possa magoar essas pessoas. Tem aquele filho que está rebelde e não quer ir para igreja, que odeia a hora das orações. Nós ficamos numa situação melindrosa sem saber o que falar para não magoar. E essa familia era aquela que achávamos que era perfeita.
Será que é possível existir uma familia que é cem por cento perfeita. Não! Porque se existir essa familia ela esquece de Deus. É até triste falar sobre isso. Mas quando estamos bem esquecemos de Deus e ele sabe disso, porque é Onisciente.
As vezes é a nossa própria familia que está complicada.
Noemi não suportando todo problema que tinha acontecido. Murmurou.
em Rute 1; 20, 21. diz assim:
O nome Noemi quer dizer amável! E ela não estava se sentindo assim, estava se sentindo amarga. Porque achava que Deus estava contra ela. Noemi entrou em uma crise com Deus porque caiu sobre ela problema financeiro, imigração, morte do marido, casamento misto dos filhos, morte dos filhos, e ainda tinha as noras que ela não poderia sustentar pois estava na pobreza, não tinha um provedor. Ela estava amargurada com Deus. Noemi tinha razão para ser amarga, as vezes nosso sofrimento é com razão.
Quando entramos no processo de sofrimento, nos colocando como vítimas, não sem razão mas sem discernimento. Achamos que Deus não gosta de nós, que faz coisas maravilhosas pro fulano e passa direto por nós. E as vezes achamos até que o fulano pegou a nossa vez.
Porque sabemos que estamos vivendo um situação de sofrimento tão grande que é a única coisa que temos. Pensamos que já não temos nada e se deixarmos de sofrer deixaremos de ter motivos para viver. O sofrimento passa a fazer parte de quem somos, onde chegamos, e queremos compartilhar esse sofrimento. É como se fizéssemos um casaco com esse sofrimento e colocássemos sobre costas.
Noemi não tinha mais esperanças de arranjar outro marido, arranjar um sustento.
É igual quando falimos em uma empresa que trabalhamos quase a vida toda. Como iremos encontrar paciência para estudar e ter outra profissão? Como fazermos outro curso se já não temos idade para encarar o mercado de trabalho. E não falta quem nós diga vai viver de outra coisa!
- Como? Se nem remuneração da firma tivemos por motivos de falência? É fácil para quem está do lado de fora falar.
Foi o que aconteceu com Rute. Ela não desistiu. O fato da sogra ter razão não ajudava a situação delas, e Rute não queria deixá-la. Ter razão e estar sofrendo não iria ajudar sua sogra a sair da situação de sofrimento.
Se tivermos um problema de sofrimento e desesperança sem solução poderá nos levar a ter um caso grave de depressão e até desistir de viver. É a solução ficar sofrendo? E a solução ficar com raiva de Deus achando que Deus é contra voce?
Eu sei que o sofrimento não apresenta nenhuma solução: Mas teve a mão de Deus na vida de Noemi. Rute!
Noemi tinha pedido para as suas noras que voltassem para seu povo e lá vivesse uma nova história. Porque a Noemi sofrida a amarga queria viver só, Mas em Em Rute 1; 16 a 19 diz assim:
Enquanto Noemi dizia minha vida acabou, sem ter mais nenhuma esperança, sem futuro. Rute que tinha vivido quase que o mesmo cenário com a morte de seu marido e a pobreza, sem um provedor dizia:
- Eu vou ficar com você! Aqui é um ótimo lugar para eu investir em minha vida. O Deus que Noemi dizia que estava lhe perseguindo e castigando era o Deus que ela queria pra vida dela. Rute não adorava Deus pelo que ele fez adorava porque ele é Deus. Rute teve uma experiência especial com o Deus de Noemi e não conseguia mais adorar nenhum outro Deus. O povo que para o qual Noemi não queria levar Rute era o mesmo povo que Rute queria que fosse dela. Um povo que amava aquele Deus a quem ela também amava. Enquanto Noemi olhava para sua vida de sofrimento tinha alguém com ela que tinha disposição de mudar o sofrimento e a situação. As duas estavam na mesma situação, mas Rute tinham o coração diferente.
Entre nós os crentes pode haver pessoas que olham o Deus como o Deus que castiga, um Deus mau, como o Deus que esta perseguindo, mas existem outras pessoas que vivem uma situação muito parecida mas confiam que Deus vai lhe livrar, vai lhe resgatar do meio do deserto. Acredita que Deus é bom que anda com ela. que chora com ela. e vai lhe dar um livramento.
Algumas coisas que Rute fez a tornaram uma pessoa sábia. Que colocou a mão no "arado" .
Numero 1 - Rute manteve a fé no Deus de Noemi apesar das adversidades..
A fé é a certeza das coisa que se esperamos e a prova das que não se vemos. Noemi via sua situação caótica e Rute via o que ainda não enxergava, mas tinha esperança pra vida dela. O futuro que ainda não tinha, mas pela fé, acreditava que seria um futuro melhor. A fé é isso, não olhar a situação e esperar que Deus nos dê o melhor.
Numero 2: - Elas eram pobres, Mas Rute assumiu a responsabilidade de sustentar a sogra.
Ela trabalhava catando espigas e levava alimento para sua sogra. Rute se tornou a provedora da casa. Ela não deixou o seu luto, o seu sofrimento impedir que ela trabalhasse de forma vigorosa..
Numero 3 - Rute Ouviu e obedeceu os conselhos do Noemi.
Quando Noemi começou a ver que a situação estava mudando, com sua experiência começou a aconselhar a nora. As vezes a gente recebe conselhos sábios e não obedecemos. As vezes consultamos para saber qual melhor decisão a tomar, mas não tomamos a decisão certa. Rute ouviu os conselhos sábios e obedeceu. Uma pessoa que sabia a direção correta e caminhava nessa duração.
Numero 4 - A conduta de Rute em relação a sua sogra encantou Boaz. Que era seu novo pretendente. A primeira coisa que ele viu em Rute foi o fato de como ela cuidava da sua sogra.
São as nossas atitudes que as pessoas veem em nossas vidas. As atitudes que temos diante da vida vai nos levar para o lugar que Deus quer que estejamos. O nosso bom testemunho vai nos levando para lugares melhores.
Numero 5 Rute agiu honestamente para conquistar Boaz.
Não ficou esperando o homem da sua vida, se arrumou colocou seu melhor vestido se perfumou e deitou-se aos pés dele. Não ao lado para que ele tivesse acesso a seu corpo. E assim conquistou Boaz. E ele casou com ela.
Voce tendo atitudes certas e honesta traz o "de repente" de Deus agindo na sua vida como agiu na vida de Rute. Porque ela estava trabalhando, porque ela foi atrás, e sendo assim ela estava no lugar certo e Deus fez o resto acontecer.
Deus trabalha lá em cima com as atitudes que temos aqui em baixo e quando menos esperamos as situações vão acontecendo, boas se as atitudes forem boas, e más se as atitudes forem más. Se a gente ficar vestido com o casaco do sofrimento e murmurando para que o mundo tenha pena de nós, perdemos a chance do agir de Deus nas nossas vidas.
Rute foi o livramento de Noemi. Ela foi o presente de Deus para Noemi. Quando Noemi achava que nada mais de bom aconteceria em sua vida. Rute foi a benção de Deus para ela. Se voce pensar isso da sua vida, lembre que Deus pode colocar uma Rute na sua vida. Uma Rute que a Partir dela tudo vai começar a se desenrolar?
Por causa da Rute o que aconteceu com essa familia?
Noemi teve um neto e passou a cuidar dele. Deram o nome do menino de Obede. Que foi o pai de Jesse´ e o pai de Davi.
A vida não é feita só de turbulências e desesperos. Deus age por caminhos que a gente desconhece, Para nós pode parecer terrível, mas para ele é só mais um passo. Ele é Deus. Existe sim momentos de dificuldades , mas o Senhor olha para nós e nos dá uma Rute, e uma nova história acontece na nossa vida.
Noemi passou a ter um novo propósito na vida dela. se tornou cuidadora do filho de Rute. Não era mais sozinha, tinha um novo genro, uma nora um neto, sua familia começou a crescer novamente.
Os pai costumam dizer que o filho só diz respeito a eles, mas um filho é uma benção para familia toda.
Novos filhos de Rute nasceram e a descendência dela gerou o Rei Davi e gerou Jesus Cristo.
Rute era distante do povo de Deus. mas pela fé se aproximou do povo de Deus. e na sua vida nasceu Jesus.
Quando a gente se aproxima da fé, se aproxima do povo de Deus Jesus nasce em nosso coração, nasce em nossa vida.
Salmos 126; 5,6
Nenhum comentário:
Postar um comentário