5/07/21

EUDE(O BEIJAMITA CANHOTO )

 JUIZES CAPITULO: 3 VERSOS: DE 12 A 23

Depois da morte de Otoniel, o povo de Israel pecou outra vez contra Deus, o SENHOR. 

Por causa disso o SENHOR fez com que Eglom, rei de Moabe, ficasse mais forte do que eles. Para aumentar seu poder: Eglom se juntou com os amonitas e os amalequitas, e eles atacaram Israel e tomaram Jericó, a cidade das palmeiras. Jericó era chamada de "Cidade das Palmeiras" 

porque nela havia muitos campos e era um lugar atrativo para habitação humana, Era conhecida como

 " O Lugar do Retorno dos Israelitas da servidão do Egito liderada por Josué o sucessor de Moisés."

 O povo de Israel foi dominado por Eglom durante dezoito anos. E novamente como sempre faziam quando estavam em aflição: os israelitas pediram socorro ao SENHOR, e ele mandou outro homem para libertá-los.

O SENHOR na sua infinita bondade levantou  Eúde, filho de Gera, da tribo de Benjamim. Eúde era canhoto. Os guerreiros de Eglom achavam que Eúde não lhes representava nenhuma ameaça por ser canhoto. Os homens de Eglom eram fortes vigorosos e todos destros. Carregavam pesadas lanças, espadas, arcos e escudos. Para eles Eúde nada poderia fazer com sua mão esquerda.  Só que eles se esqueceram que os guerreiros benjamitas eram ambidestros e manuseavam suas armas com as duas mãos. O povo de Israel mandou-o levar o pagamento dos impostos para Eglom, rei de Moabe. Então Eúde orou ao SENHOR e fez uma espada curta, de 45 centímetros de comprimento. A seguir  amarrou a espada debaixo da roupa, do lado direito, e foi até o Rei Eglom levar os impostos.  Após entregar os impostos, Eúde mandou embora os carregadores. Enquanto todos iam embora  ele voltou pelo lugar onde estavam as imagens de pedra, perto de Gilgal, e disse ao rei:

 — Majestade! Eu, tenho uma informação secreta para lhe dar. 

Então o rei ordenou que ele se calasse e mandou  que todos os outros saíssem da sala. E todos saíram. O rei estava sentado na sua sala de verão, no terraço. Eúde chegou perto dele e disse novamente para aguçar sua curiosidade:

  — Tenho um recado de Deus para o senhor. 

O rei se levantou. E Eúde, com a mão esquerda, puxou a pequena espada que estava na sua coxa direita, e foi tão rápido que o Rei não teve tempo de nada. Eúde enterrou a pequena espada na barriga de Eglom, que era muito gordo... A espada entrou até o cabo, e a gordura cobriu escondendo o cabo da espada, porque Eúde não  retirou a espada da barriga do rei.  Em seguida Eúde trancou as portas, saiu pela janela e foi embora. Quando os criados voltaram viram que as portas estavam trancadas. Então pensaram que o rei tinha ido ao banheiro. Esperaram muito tempo, mas, como ele não abria a porta, pegaram a chave e a abriram. E o rei estava morto, caído no chão. Enquanto eles estavam esperando, Eúde fugiu. Passou pelas imagens de pedra e foi para Seirá. 

Quando chegou lá, nas montanhas de Efraim, ele tocou uma corneta de chifre de carneiro para chamar os homens de Israel para a luta. Ele os guiou montanha abaixo, dizendo: 

— Sigam-me. O SENHOR Deus deu a vocês a vitória sobre os inimigos, os moabitas. 

Então os israelitas o seguiram e tomaram o lugar onde os moabitas costumavam atravessar o rio Jordão. E não deixaram ninguém atravessar. Nessa batalha eles mataram mais ou menos dez mil soldados moabitas, todos fortes e valentes. E nem um escapou. Assim os israelitas derrotaram Moabe naquele dia. E houve paz na terra de Israel durante oitenta anos.

LEIA A BÍBLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário