5/19/21

A Viúva de Zarefate

 Elias prediz contra Acabe e é sustentado por corvos.

Juízes capitulo 17; versos de 8 a 14

O Rei de Israel de nome Acabe era um homem muito ruim. Senão o pior dos reis de Israel até o reinado dele. Tanto que se casou com Jezabel uma pagã que adorava Baal e queria combater o Deus de Israel para isso  perseguia todos os seus seguidores. Acabe se rendeu a Baal, e  passou  a perseguir os profetas do Senhor.

Por causa do pecado de Acabe o profeta Elias diante da face do Senhor predisse que não iria chover durante um grande período, a seca seria tão terrível que não haveria nem mesmo orvalho que é as gotículas de água que se desprende da atmosfera formando o que chamamos de sereno. E que essa seca só acabaria quando ele assim determinasse. 

E a fome e a seca assolou a terra.

 O que mostrou a Acabe a impotência do Baal que eles adoravam como o deus da natureza ( que sendo o Deus do clima, da chuva, do vento, do raio da fertilidade...etc) não conseguiu reverter o processo da seca. 

 Ao mesmo tempo mostrou o poder do Grande Eu Sou o Deus de Israel.

Como Elias ficou mal visto por ter levado a seca e a fome a Israel. Deus o escondeu em Querite no ribeiro junto ao Jordão e o sustentou sobrenaturalmente por corvos que levavam a ele Carne e pão pela manhã e a noite e matava a sede com a água do ribeiro.

Elias permaneceu escondido ali até que o ribeiro secou, e novamente deus o instruiu a ir até Sidon encontrar uma viúva que o sustentaria.  Elias obedeceu e foi até Zarefate.  

(Em algumas traduções o nome é "Sarepta", na minha Bíblia está Zarefate)

 Como a palavra do Senhor não é vã, ele encontrou a tal viúva catando gravetos.  Ele pediu que ela lhe levasse um vaso com água para beber.

Prontamente a mulher foi buscar, mas antes que entrasse em casa ele pediu que ela  lhe levasse também um pedaço de pão. Ela disse pra ele que a única coisa que tinha em casa era um punhado de farinha e um pouco de azeite que só dava para fazer um pão para dividir com seu filho e depois esperariam a morte, porque seria sua última refeição.

para surpresa da viúva, o profeta disse que ela fizesse conforme ela dizia, mas que fizesse primeiro para ele.  


Irmãos ela tinha apenas um "punhado" de farinha e um pouco de azeite.

Punhado é uma quantidade que cabe na palma da mão...

Mesmo ele dizendo que fizesse um pão pequeno para ele seria impossível.... Aquela quantidade só daria mesmo para um bolo pequeno que ela ainda dividiria com o filho.

Agora percebam a diferença de uma pessoa que respeita as ordens do Senhor. Ela entrou para preparar o alimento sabendo que seria pouquíssimo.  Tá certo que Elias disse que o Senhor não deixaria faltar, mas era o filho dela. Imagina a dificuldade de uma mãe que vê seu filho com fome, e a única coisa que tem precisa dar a um desconhecido que prometeu fartura. Ele era o profeta, mas o menino era seu filho.

Eu consigo imaginar o menino se preparando para comer e a mãe dizendo 

- Primeiro preciso alimentar o Profeta.

O menino deve ter falado que não daria para os três comerem. E a mãe com certeza lhe disse que Deus iria prover, porque o profeta era um homem de Deus. 

Aquela mãe mesmo com desespero de dar para outra pessoa a única coisa que tinha para alimentar seu filho até o dia seguinte. Confiou nas palavras que vieram em nome de Deus. Ela foi obediente. E Deus a recompensou.

 Eles comeram até se fartar por muitos dias e a farinha nem o azeite acabaram como o Senhor prometeu.

Quando Deus promete nada nem ninguém o faz quebrar a promessa.

Agora pense comigo: Quando estamos em um período de seca a primeira coisa a ficar escassa é a água. Mas a Viúva foi prontamente pegar água para o profeta. Isso nos mostra que aquela viúva tinha caído nas graças do Senhor antes da predição do profeta.

 Ele predisse a seca, mas não ficou sem alimento nem foi molestado pelo povo. Estava resguardado por Deus. 

O tempo todo  vemos a mão sobrenatural do Senhor. 

• Na predição do profeta. 

•Na alimentação dele por um corvo, uma ave que se alimenta na maioria das vezes, de lixo e animais mortos, levava para ele carne fresca e pão. E o ribeiro não secou até que fosse preciso. 

• Na multiplicação da farinha e do azeite.

• Na água que aquela mulher tinha uma seca severa.

E Deus mandou  Elias para Zarefate. Não para ser alimentado como parece a quem lê o capítulo sem atenção, mas para prover alimento para mãe o filho.

Porém tem mais uma coisa muito importante que descobri estudando esse capitulo. 

Quando Deus mandou Elias para Sidon tinha um motivo muito maior que a seca que a alimentação deles.

O filho da viúva adoeceu e morreu. 

Então ela questionou com Elias. o que tinha feito? Ela tinha ajudado a ele e mesmo assim seu filho morreu... Então Elias pegou o corpo do menino nos braços levou até o quarto que dormia e clamou a Deus! Questionou ao Senhor que sua pesada mão tinha chegado até aquela viúva com quem ele morava matando seu filho.

Elias deitou o menino e mediu o seu corpo sobre o menino três vezes e orou a Deus pedindo que devolvesse a alma  ao menino.

O Senhor ouviu o pedido de Elias e fez a alma do menino voltar para ele.

 Quando Elias devolveu o menino vivo para a mãe dele. Ela reconheceu a Grandeza do Grande Eu Sou e a verdade nas palavras do Profeta homem ungido de Deus..

E depois de três anos o Senhor chamou novamente por Elias. Dessa vez para se apresentar diante do Rei Acabe e  tornar as chuvas sobre a Terra.

Mas essa história é para uma outra vez.

Boa leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário